31 de mai. de 2010

Wanderléa e o estigma da "ternurinha"


Outro dia coloquei na minha mensagem pessoal do cabeçalho do MSN a frase "Wanderléa é um barato". De fato eu estava escutando os discos da fase Jovem Guarda da cantora, principal figura feminina das "jovens tardes de domingo". E, realmente, acho essa fase da Wanderléa um barato. As músicas são pueris, musicalmente bem primárias, mas Wandeca as interpretava com uma graça, um bom humor, que fazem esses discos deliciosos de se ouvir, se escutados descompromissadamente.

Nesse dia, um amigo meu que adoro, tem ótimo gosto musical e que respeito muito me mandou a seguinte mensagem: "Wanderléa é o erro".

Eu acho compreensível, mas discordo completamente. Apesar de gostar da fase Jovem Guarda dela, reconheço, como disse acima, que ali tudo era muito bobo, e muitas vezes irrelevante (apesar de delicioso). Acho natural que quem conhece somente essa fase do trabalho de Wanderléa não goste da cantora. Até por que, realmente, quase TODOS os hits de Wanderléa são dos anos 60.

Não quero dizer que Wanderléa devesse ter virado as costas para o seu passado musical. Pelo contrário. Acho que em qualquer show de Wanderléa é obrigatório que ela cante "Prova de fogo", "Pare o casamento", "Ternura", "Já nem sei" e "Foi assim". Porém Wanderléa teve uma fase logo após os anos 60, de 1972 até 1978, em que seu trabalho deu um salto qualitativo que nunca foi valorizado de fato. Wanderléa tentou (e conseguiu) amadurecer como cantora, construindo um repertório ao mesmo tempo coerente com seu passado "rockeiro", mas também adulto e inteligente. Quatro discos: "Wanderléa Maravilhosa", de 72, "Feito Gente", 75, "Vamos que Eu Já Vou" de 77 e "Mais que A Paixão", de 78, além de alguns compactos, em que Wanderléa colocou em sua voz grandes compositores como Egberto Gismonti, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Fátima Guedes (inclusive foi Wanderléa a primeira cantora a gravar Fátima, a música "Bicho medo" em 1978), Jorge Mautner, Djavan, Luiz Melodia, Sueli Costa, Assis Valente, Joyce, Moraes Moreira, e, claro, Roberto e Erasmo. Esses são, disparado, os melhores discos de Wanderléa, porém em nenhum deles está presente algum grande sucesso da sua carreira. Talvez por isso algumas pessoas tenham se habituado a não perceber em Wanderléa a ótima cantora que ela é, sempre afinada, e, coisa importante, uma cantora personalíssima. Com seu vibrato marcante, Wanderléa não soa como nenhuma outra cantora brasileira. Ela é inconfundível.

O público saudosista da Jovem Guarda, muitas vezes extremamente conservador e moralista (tanto que Roberto Carlos, se distanciou da figura do "Brasa" se tornando um cantor romântico muitas vezes cafona pra chuchu, embora com lindas canções) aprisionou a cantora na eterna figura da "Ternurinha", e não permitiu a ela avançar, arriscar, e ser uma cantora distanciada da Jovem Guarda. Os discos gravados nos anos 70 não fizeram sucesso, devem ter vendido pouco, e já em 1981 Wanderléa gravou um disco reinterpretando alguns sucessos da Jovem Guarda em pot-pourri, e começou a injentar em seus discos, a partir de então raros, doses cavalares de sentimentalismo, trazendo Wanderléa de volta ao sucesso com músicas melosas como "Me ame ou me deixe", de 1989, e associando à cantora a tal aura de "o erro" que meu amigo vê nela. A imagem que se têm é que se trata de uma cantora que fez sucesso com um modismo musical nos anos 60 e se tornou uma cantora brega posteriormente. O problema é que, nesse meio tempo Wanderléa tentou e conseguiu mudar. Mas não levou o crédito por isso! Uma pena.

O bacana é que, de certa forma, afastada do mercado fonográfico (a partir da década de 80 Wanderléa gravou apenas 5 discos), ela parece ter, finalmente, adquirido independência e despreocupação em "ser comercial", se desamarrou da obrigação de ser sempre a "Ternurinha", e em 2008 gravou "Nova Estação" um disco muito bom, que, se não repete o ineditismo do repertório de sua fase genial dos anos 70, pelo menos resgata o bom gosto na escolha das músicas.

Um comentário:

  1. Oh,your blog is very nice .I really like it ^^!



    ..♥♥..♥♥..♥♥..♥♥..♥♥..♥♥..♥♥.
    ♥..♥  ╔══╦══╗╔╦══╗  ♥..♥
    ♥..♥  ╚═╗║╔╗║║║╔╗║  ♥..♥
    ♥..♥  ╔═╝║║║║║║║║║  ♥..♥
    ♥..♥  ║╔═╣║║║║║║║║  ♥..♥
    ♥..♥  ║╚═╣╚╝║║║╚╝║  ♥..♥
    ♥..♥  ╚══╩══╝╚╩══╝  ♥..♥
    ♥..♥♥..♥♥..♥♥..♥♥..♥♥..♥♥..♥


    ----------------------------------
    Welcome to my websites :
    Desktop Wallpaper
    Theme for Desktop
    Theme for Mobile
    Theme for Media

    ResponderExcluir