5 de mai. de 2010

Os cantos e os contos de Zizi Possi


Zizi Possi não está lançando CD novo. Está lançando não um, mas dois DVDs. Fugindo da obviedade, redundancia e repetição dos CDs/DVDs ao vivo lançados a todo momento no mercado de discos brasileiros, os novos trabalhos de Zizi não possuem correspondentes no formato CD, o que é inesperado, uma vez que a grande maioria das músicas registradas nos dois volumes do "Cantos e Contos" são inéditas na voz de Zizi. Das 36 músicas distribuídas nos dois DVDs, somente 8 já tiveram registro em discos de Zizi, e dessas 8 somente uma, "Caminhos de sol", pode ser chamada de um "hit" da Zizi.

É mais estranho ainda se levado em consideração que se trata de um trabalho comemorativo dos 30 anos de carreira de Zizi. Quase todos os intérpretes nacionais que resolvem comemorar aniversário de carreira acabam regravando antigos sucessos. No caso de Zizi, que ninguém espere revê-la cantando "Asa morena, "Perigo" ou "A paz". Ao lado dos convidados Alcione, Eduardo Dusek, Toninho ferragutti, Alceu Valença, Ivan Lins, João Bosco, Ana Carolina, Roberto Menescal, Edu Lobo e a filhota Luiza Possi, Zizi comemora seus 30 anos de carreira registrando com sua voz sempre lindíssima alguns clássicos da MPB, como "As rosas não falam", "Sei lá, Mangueira", "Sufoco", e outras. O resultado é belíssimo. Zizi está cantando melhor que nunca. Também é uma felicidade ver Zizi de volta à seara nacional, depois do CD "Para Inglês Ver e Ouvir", cantando somente músicas em inglês, lançado em 2005. O último disco de Zizi cantando em português foi o "Bossa", de 2001... ou seja, quase 10 anos de saudades, uam vez que confesso que achei o "Canções para inglês" um disco bom, porém lento.

Porém, apesar de tudo isso, senti falta SIM de ver/ouvir Zizi cantando seus antigos hits! E parece que não só eu, uma vez que quando ela canta "Caminhos de sol" é acompanhada em uníssimo pelo público do show, uma prova da saudade daquelas músicas que fizeram sucesso nos anos 80.

Eu também acho que Zizi Possi deu uma guinada qualitativa importantíssima em sua carreira quando rompeu com grandes gravadoras e lançou o disco "Sobre todas as coisas", em 1991. Para mim esse é ainda seu melhor disco, onde, fervilhando de vontade de fazer algo realmente relevante, Zizi fez um trabalho memorável, e que está na minha lista de melhores discos de cantoras de todos os tempos. Porém não tenho como fugir ao fato de ter crescido na década de 80. Zizi Possi foi uma das cantoras de maior visibilidade nessa época, e gosto muito de todos os seus grandes sucessos. Eu tinha a impressão de que Zizi fugia de seus antigos sucessos como o tinhoso da cruz, tachada que ficou (injustamente) de "brega" ou "popularesca". Aliás, não sei por qual motivo. Acho quer Zizi pode ter sido pop, mas nunca brega. Porém me surpreendi ao saber que ela cantou vários de seus grandes sucessos na série de shows que gerou os dois DVDs ora lançados, porém nenhum deles (ou melhor, só um) entraram no DVD. Mesmo que "Asa morena" não seja tão boa quanto "As rosas não falam", acho que muito da emoção daquela sintonia existente entre público e artista ficou meio que de fora dos DVDs. No entanto, continuo achando que o resultado extraordinário, impecável mesmo, Zizi mais uma vez mostrando que é uma das melhores cantoras brasileiras.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente que Zizi é uma das melhores cantoras brasileiras, aliás , para mim, a melhor!!
    Eu tive a felicidade de ir à 6 shows da gravação de "CANTOS E CONTOS",cantei muito os antigos sucessos,a platéa delirou diante deles!!
    Realmente ,esses dois dvds são impecáveis,necessários!!
    Amo a ZIZI e a respeito muito, por sua sensibilidade, competência,bom gosto e por valorizar a boa música!!
    Salve ela!!
    CARMINHA

    ResponderExcluir