23 de dez. de 2013

TOP 10 CANTORAS DO BRASIL 2013

Ainda não tive a oportunidade de ouvir todos os discos lançados por cantoras em 2013, alguns muito bem tratados pela crítica, por isso esse ranking dos meus 10 favoritos não pode ser considerado definitivo. É apenas a minha impressão, nesse final de ano, de quem foram as cantoras que fizeram os discos dos quais eu mais gostei.

10 - SER DE LUZ - MARIENE DE CASTRO
 
A cantora baiana em 2013 finalmente atingiu o reconhecimento nacional definitivo. Apesar de ser uma homenagem reverente a Clara Nunes, Mariene de Castro deixou claro que é uma cantora com brilho e qualidade própria e semeou seu caminho definitivo no mundo do samba. Agora basta colher os frutos.

9- VANESSA DA MATA CANTA TOM JOBIM
Em 2013 Vanessa da Mata foi a estrela de show patrocinado pela Nívea em homenagem a Tom Jobim. Apesar de criticado pelos puristas, a cantora fez um belo disco, fiel ao estilo apolíneo da música de Tom Jobim, mas sem deixar de trazer a música do Maestro Soberano para seu próprio universo musical, ao mesmo tempo pop e rural.

8 - FELIZ DA VIDA! - ANGELA RO RO
Definitivamente os dias malditos de fossa ficaram para trás. Angela Ro Ro agora é uma artista solar, que estampa o sorriso leve na capa de um disco com cheiro de mar, sol e brisa. Feliz da Vida! é um CD leve e bonito, com boas canções que captam com perfeição a jeito praiano do Rio Zona Sul. Para rolar no i-pod num passeio pela ciclovia de Ipanema.

7- É MELHOR SER - SIMONE
Simone está completando 40 anos de carreira e para comemorar fez um CD de repertório formado somente por músicas das melhores compositoras surgidas nesses 40 anos. Um disco despretensioso, mas ótimo, com a cantora baiana mostrando ótima forma vocal em seu estilo de cantar pessoal e maduro.

6 - CARTA DE AMOR - MARIA BETHÂNIA
Maria Bethânia continua uma artista surpreendente. A cada ano cantando melhor, não precisa mais provar nada a ninguém, e num registro de um show menos memorável em sua brilhante trajetória, com repertório em sua quase totalidade já gravado por ela anteriormente, ainda assim fez um disco extraordinário. Um disco de uma artista cada vez mais dona de si e de sua arte.

5 - ETERNA ALEGRIA - ALCIONE
A Marrom no decorrer de sua carreira escorregou em repertórios pouco inspirados, mas outras vezes ela acertou em cheio. E quando Alcione acerta, não tem para onde fugir, ela faz discos excelentes. É o caso desse ótimo CD de sambas, com a cantora cantando cada vez cantando melhor, senhora de sua voz, já um pouco mais suja com a idade, mas tirando partido do que poderia ser um defeito para outras artistas menos tarimbadas. Mas com Alcione é só eterna alegria.

4 - TOTATIANDO - ZÉLIA DUNCAN
Totatiando não foi lançado em CD, apenas em DVD. É o registro do show músico teatral em que Zélia Duncan interpreta somente músicas compostas (ou cantadas) por Luiz Tatit. Zélia deixou claríssimo nesse espetáculo a grande artista que é, não apenas como ótima compositora e dona de voz personalíssima, mas também como grande intérprete.

3- EMBALAR - NÁ OZZETTI
Ótima cantora, Ná Ozzetti é também uma compositora criativa e original. Versátil, Ná pode ser clássica, mas pode ser também inventiva e modernete quando quer, como nesse ótimo CD de repertório 100% inédito, onde, mais uma vez, a cantora coloca sua belíssima e precisa voz no posto de uma das melhores do país.

2 - ÁGUA LUSA - JUSSARA SILVEIRA
O novo CD de Jussara Silveira nos mostra o motivo pelo qual a cantora mineiro-baiana é considerada por Tiago Torres da Silva, porta português autor de todas as letras do CD, a cantora brasileira mais cheia de portucalidade. Cantando principalmente fados, Jussara fez um disco lindo, reverente e respeitoso ao mais típicos dos gêneros musicais portugueses, mais ainda assim coerente com a brasilidade e estilo suave da "dama do cassino".

1- RECANTO AO VIVO - GAL COSTA
Recanto Ao Vivo nada mais é que o registro em DVD e Cd do show que Gal Costa realizou em 2012, e seria somente isso não fosse por alguns motivos: o show era excelente e retirou Gal de anos de shows repetitivos e pouco inventivos, e a recolocou no posto de grande dama da MPB. Poderia parar por aí, mas no disco ao vivo, o repertório inédito que já era ótimo no CD de estúdio anterior criou corpo e vida, e fez Gal desabrochar, com voz belíssima e inteira, num dos grandes shows de sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário